segunda-feira, 2 de junho de 2008

E quando tudo parece adormecer?

Fala-se muito do poder da consciência. Mas que dizer quando o corpo está cansado, a mente tem rédea solta e em vez de pensar rumina? Quando as relações mostram o seu lado automático e dizemos coisas por dizer. Não seria melhor adormecer?

Adormecer é dar ritmo ao vivido, é a pausa na melodia, a estátua do movimento, a beleza sintetizada.

Eu reinvidico o direito a adormecer em tranquilidade e com a mesma dignidade do estado de vigília! Afinal é só outro estado da consciência, quem sabe bem mais inteligente...

Sinto actividade, som, queixas, cheiros, movimentos, teorias, crenças, lições, análises... E o caos apodera-se de mim. Só no sono o caos é suave no final, mesmo que acordemos em sobressalto - no final tudo está bem. Habitamos um corpo e ele habita-nos dando-nos o seu calor.

É pena ainda não terem inventado um modo de esse calor ser a nossa forma de auto-sustento pois procurando sem fim o dinheiro tornamo-nos gelados ou simplesmente explosivos quase a estoirar...

Dizem-nos que as respostas estão todas em nós que temos o(s) universo(s) dentro, mas olhamos à volta e se necessidades não estão satisfeitas tudo isso parece uma anedota diabólica, tudo nos faz querer mais e o desespero - mesmo com a sua maldita beleza - no mínimo faz-nos adormecer e no máximo enlouquecer.

Digo isto não porque me sinta uma deusa, uma rainha nem uma órfã ou pobrezinha mas porque a tranquilidade não me vem ainda naturalmente... Mas continuo a esperá-la,em forma de paradoxo: ansiosamente...

6 comentários:

JohnnyBoy disse...

Pois a mim também ainda não... quero um dia só me enervar quando for realmente necessário e não esperar pelos intervalos de calma que o constante estado de nervos me proporciona ocasionalmente.

Saudades de ti Joana!
Um beijo.

Cristal disse...

É também isso que desejo! Não tenho a ilusão que a felicidade é um estado estático e perene mas pelo menos que seja maior do que a ânsia de um futuro ainda não existente!

beijinhos querido,

Jo

Queen Frog disse...

e n sentem q às vezes c td essa ânsia, acabamos por deixar mta coisa passar...acabamos por fruir menos?!!

beijinhos aos dois

JohnnyBoy disse...

Claro que sim. E é exactamente aí que reside o problema. Beijoca saudosista Froggy!

Cristal disse...

É disso que falo, é isso que sinto: um fruir menor, uma atenção doente, dissipada mas sem calma, numa palavra cansada. Mas estou melhor: a praia com os seus 4 elementos cura tudo! Adoro o voltar a casa: é quando sinto a diferença!

nOgS disse...

Esperar também é uma virtude,
desde que não se esteja a vida toda à espera de causas perdidas.


Beijinho na alma