segunda-feira, 7 de abril de 2008

Dançando com o cortinado e integrando a vida




Sentindo o momento, o vento e a minha própria existência no fervilhar interior de olhos fechados e membros vivos, penso na vida e nos pólos em que pessoas, famílias e circunstâncias me foram colocando...

Denomino esses pólos: pólo arrogância, pólo humildade.

Mas não sou os dois ao mesmo tempo e às vezes sou. Encontro-me humilde quando nem penso nisso e arrogante quando pela força de acreditar quero mudar tudo à minha volta.

Submissão, controlo, poder, liderança, conformismo, rebeldia, escravidão, arrogância, simplicidade, maturidade, inocência, mentira, infantilidade, verdade, dominação, confiança, insegurança, intensidade, impulsividade, força, vulnerabilidade...

Encontro-me em todas estas palavras...

Fui sendo colocada, primeiro por outros e seguidamente por mim mesma, em posições de ordem e caos, de loucura e lucidez.

Mas eis que hoje senti que é só uma das posições onde como ser humano existo, e que, talvez tenha dado demasiada importância ao que outros deram importância, por hábito, por defesa, por confronto...

Pensei: Todo esse mundo semântico pode ser resumido, integrado e melhorado com a ideia de poder pessoal, criação própria, responsabilidade pela própria vida... e no momento em que errar quero deixar a vergonha de lado e contar a minha própria história. Aceitando a mudança mas dirigindo-a até onde é possível e natural.

Quis dizer a todos os que me conhecem: eu responsabilizo-me!

E aqui fica o pensamento, a vontade, a iniciativa: responsabilizo-me!

3 comentários:

JohnnyBoy disse...

Joaninha! Que texto tão deliciosamente teu! Saudades do teu olhar atento e entusiasmado sobre mim! Na quarta fui correr (não no Central Park, só quando vieres cá, mas sim em Brooklyn) exactamente durante aquela 1h15min que durava a nossa aula com o Tony. Saudades disso também! Beijo grande e continua a receber essas mensagens dos cortinados por esse Mundo fora!

Cristal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristal disse...

Joãozinho! Foi um texto escrito realmente no momento! Estás à minha espera!? Vamos ver se consigo ter tempo... Até Junho estou muito ocupada profissionalmente: tudo o que planeei está a realizar-se!

Sabes depois de teres ido embora só houve mais uma aula com o Tony... Só duas pessoas e sem as tuas piadas... não tinha piada nem ritmo! E agora tenho mais trabalho!
Mas continuo a dançar: ando a ter sessões de dançoterapia!

Saudades!

Joana